Design Patterns – Padrões de Projeto

Estive fora por um tempo, mais agora esta tudo se resolvendo … rsrs. Neste periodo andei estudando e continuo, um tema da Arquitetura de Software chamado Design Patterns ou Padrões de Projeto.

O Que são Design Patterns ? Vamos tentar levar do modo mais explicativo … Se você tem um problema, como resolve-lo de maneira mais eficaz e diminuindo os riscos com todo escopo ? O Design Patterns nada mais é que um conjunto de soluções para problemas que ocorrem com frequencia em situações especificas baseado em experiências e conhecimento na área.

Estes princípios foram desenvolvidos e levaram a publicação de um livro chamado “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software“, de 1995 por Eric Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Este livro é considerado a principal referência de design patterns para a comunidade de software e tem influenciado na evolução dos padrões de projeto até hoje. Com isso foi criado o nome GoF (Gang of Four) dos quatro criadores do livro. Posteriormente, vários outros livros do estilo foram publicados, como Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development, que introduziu um conjunto de padrões conhecidos como GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns).

Padrões  GoF :

Padrões de criação

  • Abstract Factory
  • Builder
  • Factory Method
  • Prototype
  • Singleton

Padrões estruturais

  • Adapter
  • Bridge
  • Composite
  • Decorator
  • Façade
  • Flyweight
  • Proxy

Padrões comportamentais

  • Chain of Responsibility
  • Command
  • Interpreter
  • Iterator
  • Mediator
  • Memento
  • Observer
  • State
  • Strategy
  • Template Method
  • Visitor

Os padrões GoF são organizados em famílias de padrões: de criação, estruturais e comportamentais.

Padrões de criação – são relacionados à criação de objetos.

Padrões Estruturais – tratam das associações entre classes e objetos.

Padrões  Comportamentais – interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

Padrões GRASP

  • Controller
  • Creator
  • Expert
  • Law of Demeter
  • Low Coupling/High Cohesion
  • Polymorphism
  • Pure Fabrication

Ao decorrer dos dias em que eu for me aprofundando no assunto irei postando aqui as resoluções com os fontes de cada padrão citado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s