Estudo sobre Engines 3D para Games e/ou AR(Argumented Reality)

A pedido estarei listando aqui algumas Engines de Renderização 3D para Jogos e principalmente Realidade Aumentada.

A Questão seria, como usar e qual usar. Porém isso irá depender muito de como você vai desenvolver seu projeto seja comercial ou seja educacional. Em Resumo a pipeline irá ser esta :

1 – Abre uma Streaming de vídeo sobre a WebCam.
2 – Usar o Artoolkit para detectar o patch seja o nosso famoso Hiro ou um de sua autoria.
3 – Criar  o objeto virtual ( Aqui esta a chave de todos nossos problemas com Shadings e etc.. ).
4 – Posicionar a patch e ver o resultado.

Porém muitos dos casos de problemas de renderização de Texturas são resolvidos com a escolha da Engine 3D. Agora segue uma lista de Engines para sua escolha.

Irrlicht Engine

Irrlicht Engine é uma ferramenta multiplataforma de alta performance 3D com código aberto escrito em C++ e também disponível para linguagens .NET. É um poderoso API de alto nível para criar aplicações 3D e 2D como jogos e visualizações científicas.

Ela vem uma excelente documentação e integra todos os melhores recursos para representações visuais, como sombras dinâmicas, sistema de partículas, animação de personagens, tecnologia para ambientes internos e externos e detector de colisões. Tudo acessível através da interface em C++ bem desenhada, que é extremamente fácil de usar.

Link : http://irrlicht.sourceforge.net/

Sandy 3D Engine

Sandy 3D Engine é uma API OpenSource de renderização em Flash , disponível em AS3 , AS3 e em haXe. É Utilizada em jogos online como casino online games – online blackjack e MediaBox.fr. Em Realidade Aumenta para Flash / Flex, utiliza da linguagem ActionScript para desenvolvimento em FLARtoolkit.

Link : http://www.flashsandy.org/

OGRE 3D Engine * A Melhor .

O OGRE é um engine gráfico OpenSource 3D orientado à cena e flexível. Foi desenvolvido em C++
e designado a tornar a implementação de aplicações mais fácil e intuitiva para os
desenvolvedores, utilizando gráficos 3D acelerados por hardware. Este texto apresenta
essa tecnologia, introduzindo os principais conceitos do OGRE e dando uma visão
geral das suas potencialidades como engine de desenvolvimento de aplicações gráficas
e de jogos.
O propósito do OGRE não é ser um game engine; ele é um rendering engine
genérico que pode ser incorporado a bibliotecas de tratamento de entradas, de
processamento de som e as plataformas que disponibilizem algoritmos de inteligência
artificial, compondo assim um kit de desenvolvimento mais completo que dê suporte ao
desenvolvimento de jogos 3D.

jMonkeyEngine * A Melhor em Java.

jME (jMonkey Engine) é uma API gráfica de grande performance. Ela é inteiramente escrita em Java e  de código aberto sobre a licença BSD. Ou seja você é livre para alterar e distribuir. Utilizada em NyArToolKit (API de Realidade Aumentada 100% escrita em Java). Já Utilizei esta API no desenvolvimento móvel (Android).

Link : http://www.jmonkeyengine.com

UNITY 3D – Iphone / Wii.

Para quem deseja desenvolver jogos 3d sem maiores complicações a UNITY 3D é a melhor opção.

O Unity oferece componentes para trabalhar com física, partículas, audio, iluminação, redes, animações, terrenos, câmeras e muito mais. A lógica do jogo pode ser programada nas linguagens JavaScript, C# ou Boo (Python), e scripts escritos em uma linguagem interagem com scripts escritos em outra linguagem sem problemas.

O Unity também permite desenvolver jogos para iPhone e Wii, mas nestes casos os custos de licenciamento são diferentes.

Link : http://unity3d.com

PaperVision 3D

O Papervision 3D é um plugin muito utilizado por quem trabalha com Flash e precisa simular efeitos 3D e incrementar a interatividade com o internauta. O Papervision3D foi o framework percursos da tecnologia 3D no Flash, que vem sendo substituído pelo próprio sistema de manipulação incorporado no Flash 10. A sua função é criar elementos em 3D renderizados em tempo real no navegador ou em uma aplicação desktop AIR.

http://www.lab9.fr/
Site francês com interface feita 100% com o Papervision 3D. O seu menu lembra uma amarelinha de criança.

Link : http://blog.papervision3d.org/

OpenSceneGraph – OSG

O OpenSceneGraph (conhecida também por OSG) é uma biblioteca com código aberto, independente da plataforma utilizada, que disponibiliza um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações gráficas de elevado desempenho tais como simuladores de vôojogos, a realidade virtual e simulações 3D de alta performance. A sua utilização pode ser efectuada nas diversas plataformas existentes, como LinuxMicrosoft WindowsFreeBSDMAC OS X, a Solaris, aHP-UX, a AIX.

O Melhor desta API é o acesso direto ao OpenGL. Um dos projetos destaques desta API são varios Simuladores de Voo Profissionais.

Link : http://www.openscenegraph.org/

4 opiniões sobre “Estudo sobre Engines 3D para Games e/ou AR(Argumented Reality)”

  1. Olá!
    Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação standalone/desktop que utiliza realidade aumentada.
    A principio pensei em utilizar o combo nyartoolkit/unity3d.. Porém vi que suporte com o pessoal daquela parte é muito ruim…
    Portanto, estava pensando em fazer em java…

    A minha aplicação consiste em renderizações de objetos 3d após formalizar palavras com os hiro…

    Você acha que em java seria melhor? porque?

    Desde já, muito obrigado por sua ajuda!
    abraço.

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